Prefeitura reinaugura Estádio Presidente Vargas

Luiziane Lins entrega uma das mais importantes obras de sua gestão

Na noite dessa segunda-feira (13), a Prefeita Luizianne Lins recebeu autoridades no Estádio Presidente Vargas. No encontro, a Prefeita lembrou a história da obra. Além disso, foi exibido um vídeo com depoimento de ex-jogadores do futebol cearense e suas percepções do Novo PV. O evento faz parte da agenda de atividades relativas às celebrações dos 70 anos da praça esportiva.

Luizianne lembrou o momento em que tomou a decisão de fechar o estádio. “Foi um momento difícil. O relatório da Astef indicava claramente as gravidades das degradações do PV. Era necessário fechar suas portas para evitar tragédias”, recorda.

A Prefeita também destacou o trabalho que a sua gestão vem realizando para requalificar praças esportivas. “Na semana passada, entregamos aos moradores do Antônio Bezerra um moderno estádio Antony Costa. Como no PV, as instalações foram melhoradas”, disse.

As modernizações do PV, realizadas pela gestão Luizianne Lins, foram percebidas por craques do passado, como Amilton Rocha, 59, ex-jogador do Fortaleza e do Ceará nas décadas de 1970 e 1980. “O gramado está melhor, sem ondulações”, analisa. Amilton lembra a análise que fazia sobre o conforto dos vestiários de Rio e São Paulo com os do PV, quando jogava. “Enquanto que, no PV, os jogadores deixavam suas roupas no chão porque não havia armários; no Maracanã, já havia sala de aquecimento com grama sintética”, compara.  Hoje, ele conclui, as modernizações do PV equiparam-no a dos estádios do Sul e Sudeste.

Dimas Filgueiras, 67, vai ainda mais longe. “Já visitei 42 países e conheci a estrutura de diversos estádios de futebol. Posso afirmar que o PV não nos faz vergonha quando o comparamos com a estrutura de estádios europeus”, analisa.

Nadja Pinho, da Coordenadoria de Pessoa com Deficiência (Copedef) da Secretaria de Direitos Humanos de Fortaleza, ressalta que o Novo PV atende às exigências das normas de acessibilidade. “As rampas para os cadeirantes têm inclinação inferior a 12%; os banheiros estão adaptados; há o piso podotátil e elevadores”, enumera as mudanças. Com a acessibilidade, ela avalia, o cadeirante pode vir assistir às partidas de forma tranqüila.

Na terça-feira, as atividades de comemorações dos 70 anos da praça esportiva prosseguem com a inauguração da Calçada dos Craques, da Sala de Imprensa e da Tribuna de Imprensa, a partir das 10h. Às 15h30min, ex-jogadores da seleção brasileira Paulo Isidoro, Luizinho e Dadá Maravilha estarão no Cuca Che Guevara, numa tarde de autógrafos.

Participaram do evento os titulares da Regional IV, Estevão Romcy, e da Secretaria de Esporte e Lazer de Fortaleza, Evaldo Lima; o presidente da Federação Cearense de Futebol, Mauro Carmélio; o presidente da Confederação Única de Favelas, Preto Zezé; os vereadores Guilherme Sampaio, Ronivaldo Maia, Leonelzinho Alencar, Cacá, Marcos Teixeira, Elpídio Luís, Carlos Santana, Adail Júnior; os deputados estaduais, Lula Morais, Gomes Farias, Fernanda Pessoa, Gorete Pereira, Antônio Carlos; o deputado federal Arthur Bruno; o secretário de Esporte do Estado, Gony Arruda e ex-jogadores cearenses, como Jardel, Edimar, Dimas Filgueiras entre outros.

Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More