Fortaleza escapa novamente
A má campanha do Fortaleza na Série C do Campeonato Brasileiro, este ano, não é novidade no histórico do clube na competição. O Leão sempre encontrou severos problemas e seguidos fracassos na disputa da Terceira Divisão.
O Fortaleza disputou a Série C, pela primeira vez, de 1995 até 1999, antes de voltar à Série B. Depois, voltou a sofrer um rebaixamento e jogou a Série C em 2010 e este ano. Ao todo foram 58 jogos: 21 vitórias, 20 empates e 17 derrotas. Jamais o Tricolor de Aço subiu para Série C para a Série B em campo. O acesso, promovido em 2000, foi por meio da Copa João Havelange - substituta à época do Campeonato Brasileiro.
O retrospecto do Tricolor de Aço mostra que, se o assunto é Série C, o empate é o problema. A edição de 2011 é a sétima vez em que o Tricolor de Aço participa e o número expressivo de empates contribuiu bastante para o insucesso do Leão neste ano. Em sete jogos o Fortaleza teve três derrotas, três empates e duas vitórias.
De acordo com nota divulgada no site do Fortaleza,a diretoria do clube prefere acreditar que os maus resultados na Série C, em 2011, "fazem parte da mística que envolve o futebol, que continua provocando zebras com o seu time, o Inexplicável Futebol Clube."
Para esquecer
A pior campanha do Fortaleza no campeonato aconteceu em 1997: o time do Pici foi eliminado ainda na primeira fase e terminou na lanterna do grupo. O clube já teria sido rebaixado, se existisse a Série D à época.
Clubes com pouca tradição
Outro fato comum no caminho do Fortaleza na Série C é a eliminação causada por clubes considerados de menor expressão. Os aparentemente inofensivos clubes como Águia de Marabá, Viana (MA), Corissabbá (PI) e Vitória (PE) se transformam em grandes quando enfrentam o Tricolor na Terceira Divisão.
O Tricolor, em 1997, terminou na lanterna do grupo composto por CSA (AL), Vitória (PE) e Porto (PE). O time cearense conseguiu somente uma vitória nessa edição da Série C e terminou na lanterna do grupo na fase. Em 1999 o Leão ficou somente à frente do modesto Tocantinópolis, mas ficou atrás do Potiguar (RN) e do Picos (PI).
Melhor campanha
Em 1995 houve a melhor campanha do Fortaleza na competição. O Leão se classificou na primeira posição do grupo, avançou até a quarta fase do campeonato, mas foi eliminado pelo ABC (RN).
No ano seguinte o Tricolor passou para a segunda fase, mas foi eliminado pelo Sampaio Corrêa (MA).
Algozes do Piauí e Maranhão
Em 1998 uma série de quatro empates deixou o Fortaleza mais uma vez fora da disputa, ainda na primeira fase. O Tricolor ficou atrás de times considerados de pouca tradição, como Viana (MA) e Picos (PI).
Campanha de 2010
O Tricolor saiu da competição ainda na primeira fase. Fortaleza e Águia de Marabá terminaram a fase de classificação com 12 pontos cada e com 7 gols sofridos. Mas o Leão ficou para trás no número de gols marcados.