Amanhã 23/04 é dia de tapetão na Federação Cearense de Futebol

 
Caso Reina do Ceará Sporting

O Fortaleza entrou, nesta sexta-feira (20), com ação no Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol do Ceará (TJDF-CE) contra o Ceará sobre o caso Reina. O Tricolor alega que o meia colombiano Reina atuou em 10 partidas de forma irregular no Alvinegro, e pede a perda dos pontos conquistados nos jogos.

De acordo com o Fortaleza, a renovação do visto de trabalho do colombiano apresentado pelo Ceará é a prova de que o jogador não esteve regular por um período de 47 dias. O Tricolor alega que o documento apresentado pelo Ceará não se trata de um visto de trabalho, mas apenas um protocolo que o estrangeiro solicita à Polícia Federal (PF).

Caso Guto do Fortaleza


A explicação é que Guto teria um contrato de cinco anos com o Tricolor e o mesmo foi prorrogado por mais um ano. A legislação esportiva prevê um compromisso máximo de cinco anos. A prorrogação deixaria o atleta do Fortaleza irregular.

O gerente de futebol do Náutico, Carlos Kila, estaria avaliando junto ao departamento jurídico do clube o caso Guto. Uma punição ao Fortaleza poderia avançar os alvirrubros para a próxima fase da Copa do Brasil.

Mas de acordo com o diretor de registros da Federação Cearense de Futebol (FCF), Júlio Manso, o suposto contrato irregular não existe. A acusação é tratada apenas como um boato pelo diretor. Júlio Manso também nega que a federação estaria investigando o caso.

 

Mudanças no caso da denúncia contra o Crateús. O time que corria, inicialmente, o risco de perder até 13 pontos – o que já o colocaria na zona de rebaixamento do Campeonato Cearense -, pode acabar perdendo ainda mais. Analisando a denúncia feita pelo Ferroviário, a Procuradoria  do Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol no Ceará (TJDF-CE) avaliou que o Crateús, na verdade, deve perder 31 pontos.

A diferença de pontos entre o que o Ferroviário pediu e o que realmente vai a julgamento no Tribunal se deve ao fato de que alguns atletas atuaram de forma irregular não apenas no jogo em que deveriam cumprir suspensão mas também em partidas subsequentes. 

O atleta Erilson, por exemplo, deveria ter cumprido suspensão contra o Guarany de Sobral, porém, jogou nesta e nas duas partidas seguintes – contra Itapipoca e Trairiense – e só foi cumprir suspensão na partida contra o Guarani de Juazeiro.

Bruno Recife deveria ter cumprido suspensão no jogo contra o Ceará, mas atuou nesta e na partida contra o Tiradentes, só cumprindo suspensão mesmo na última rodada contra o Fortaleza. William Carioca é o único que jogou irregular apenas em uma partida, contra o Ferroviário, já que o atleta não atuou no jogo seguinte contra o Horizonte.

Por esta razão a situação do Crateús pode ser mais grave do que a imaginada no momento da denúncia do Ferroviário. O processo será julgado na próxima segunda-feira, na 1ª Comissão Disciplinar do TJDF-CE. Caso seja condenado, o Crateús pode ser rebaixado, dando lugar ao Ferroviário na 1ª divisão estadual em 2013.

Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More