Regras do Futsal 2011

Informamos: 

Que em 2011 o texto abaixo foi divulgado pela Confederação Brasileira de Futsal como sendo as Regras do futsal para o ano de 2011.

Colocamos aqui apenas para verificações, favor ter como base atualizada nosso material com o título REGRAS DO FUTSAL 2012.

2011


Futsal do Brasil passa a adotar novidades na regra em 2011
A temporada de 2011 ainda nem começou, mas o futsal brasileiro já tem novidades importantes. A partir do dia 1° de janeiro, passaram a vigorar as novas regras da modalidade e, por isso, árbitros, jogadores e comissão técnica terão que ficar atentos às mudanças, aprovadas em setembro de 2010 pela comissão de arbitragem para futsal da Federação Internacional de Futebol (FIFA).
Dentre as novidades, duas chamam mais a atenção. A primeira é a que envolve a participação dos goleiros na partida e a segunda trata de lances que ocorrem após o apito final do cronômetro. Outras mudanças também serão aplicadas, como a possibilidade de cobrar o tiro lateral sem a bola em cima da linha e a delimitação da área reservada aos técnicos.
Para o diretor de arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS), Paraguassu Fisch de Figueiredo, as novas regras fazem parte da intenção da Fifa de difundir a prática do futsal pelo mundo.
“Nossos jogos são vistos em todo o mundo e, por isso, temos que nos adaptar a essas regras, pois o futsal brasileiro é referência na modalidade”, afirmou.
Segundo ele, as mudanças no Brasil só passaram a valer a partir do dia 1 de janeiro, pois, não há como alterar as regras durante a temporada. “A Fifa decidiu pela alteração no fim de setembro, mas nossas competições já estavam em andamento. Por isso, nas competições nacionais elas só começam a valer a partir de 2011”, explicou.
Porém, todas as competições internacionais da modalidade disputadas a partir de setembro de 2010 já foram realizadas de acordo com as novas regras. Dentre elas, podem ser destacadas o 6° Grand Prix de Futsal, o Campeonato Sul-Americano sub-20, o I Torneio Mundial de Futsal Feminino e todos os amistosos da Seleção Brasileira.
Mudanças
O goleiro é a posição mais afetada pelas novas regras, segundo Paraguassu. A principal mudança é que, a partir de agora, quando o arqueiro efetuar o arremesso de meta, ele não mais poderá receber a bola em qualquer parte da quadra sem ela tocar no adversário. “Caso ele receba a bola sem ela pegar em algum jogador do outro time, será dado tiro livre indireto”, explicou o diretor de arbitragem.
Além disso, com a bola em jogo, o goleiro só poderá receber a bola no campo de ataque, o que irá alterar a utilização do goleiro-linha. Segundo Paraguassu, a mudança quer evitar que os times usem a estratégia para, na expressão do futsal, “cozinhar o jogo”. “Não terá mais aquilo de ficar tocando a bola e fazendo o tempo correr. Por isso mudaram a regra”, disse o dirigente. A última mudança em relação ao goleiro é que, no arremeso lateral, ele só poderá receber o passe no seu campo de defesa uma vez.
Outra alteração importante trata do apito final do cronômetro. Agora, se um jogador chutar a bola e disparar o sinal do fim da partida, o árbitro deve esperar a conclusão da jogada para encerrar o jogo. Caso a bola entre no gol ou toque no goleiro e ultrapasse a linha, o gol é validado. No entanto, caso ela toque em
qualquer outro jogador, a jogada é terminada e a arbitragem pode encerrar a partida. Antes disso, o disparo da sirene significava automaticamente o final do jogo.
As outras mudanças que Paraguassu destaca são a possibilidade de cobrança do lateral até a 25 cm para fora da linha lateral e a saída de bola do círculo central. Agora, para valer o gol, a bola tem que tocar em algum jogador adversário. A última alteração destacada pelo diretor de arbitragem é a possibilidade de iniciar a partida com uma equipe – ou até as duas – possuindo apenas o goleiro e dois jogadores de linha.
Confira abaixo o novo texto das regras
REGRA 01 – QUADRA DE JOGO
4- ÁREA PENAL
Não serão permitidas marcações na área penal que não estejam previstas na regra. (Marcação dos cinco metros onde o goleiro deve ficar)
8- ZONA DE SUBSTITUIÇÕES E ÁREA TÉCNICA
2. A área técnica deverá ser marcada junto à zona de substituições, a uma distância de 0,75 (setenta e cinco) centímetros da linha lateral, no mesmo alinhamento do início da zona de substituições e terminando 1 (um) metro após o término da zona de substituições, fechando até o alinhamento dos bancos de reservas, onde o técnico ou treinador poderá permanecer em pé e passar as instruções para sua equipe.
REGRA 03 – NÚMERO DE JOGADORES
2- É vedado o início de uma partida sem que as equipes tenham no mínimo 3 (três) jogadores, nem será permitida sua continuação ou prosseguimento se uma das equipes, ou ambas, ficar reduzida a menos de 3 (três) jogadores na quadra de jogo.
4- h) Não pode ser feitas substituições durante o pedido de tempo técnico. Após o sinal informando o término do tempo técnico, os jogadores devem retornar para dentro da quadra e fazerem as substituições.
INFRAÇÕES E SANÇÕES
11.Quando 2 jogadores sendo um de cada equipe forem expulsos ao mesmo tempo, e antes de transcorrido os dois minutos das expulsões um outro jogador for expulso, se essa equipe sofrer um gol, poderá repor imediatamente um jogador no tempo correspondente a primeira expulsão e as outras reposições serão após completado dois minutos de cada expulsão;
26. Se um jogador for expulso antes do início do jogo, poderá ser substituído por um jogador do banco de reservas. Se um jogador do banco de reservas for expulso antes do início ou durante o jogo, não poderá ser substituído
RECOMENDAÇÕES:
i) O jogador não pode executar nenhuma cobrança antes de entrar na quadra;
j) Não permitir nenhuma pessoa no banco de reservas que não esteja relacionado em súmula;
k) Não permitir que sejam feitas substituições tentando ludibriar arbitragem e a equipe adversária.
REGRA 04 – EQUIPAMENTOS DOS JOGADORES
1- É vedado ao jogador o uso de qualquer objeto reputado pelo árbitro como perigoso ou nocivo à prática do desporto. O árbitro exigirá a remoção de qualquer objeto que, a seu critério, possa molestar ou causar dano ao adversário ou a si próprio. Não poderão usar piercing, brincos, pulseiras, cordões, colares, anéis ou alianças. Não sendo obedecido em sua determinação, ordenará a expulsão do mesmo.
DA COMISSÃO TÉCNICA
Os membros da comissão técnica podem permanecer no banco de reservas usando bermudas desde que tenham uma identificação do clube (nome ou escudo) ou agasalhos, desde que sejam uniformes dos clubes. Não será permitido uso de camisas sem mangas, sandálias ou chinelos, uso de qualquer tipo de aparelho de comunicação (rádio, telefone, etc…)
DOS ÁRBITROS
3- Quando em baixas temperaturas poderão usar camisas de manga longa, calça, cinto, meias e tênis brancos.
5- Os árbitros não podem usar relógios ou qualquer tipo de jóias.
RECOMENDAÇÕES:
p) O jogador que sair da quadra para arrumar o uniforme somente pode retornar com autorização de um dos árbitros;
q) Não permitir o uso de tornozeleiras por fora dos meiões, ainda que sejam da mesma cor dos meiões.
REGRA 05 – ÁRBITRO PRINCIPAL E AUXILIAR
w) O árbitro auxiliar deve estar preparado para assumir a função de árbitro principal em caso de necessidade;
z) Os árbitros devem usar sempre as sinalizações corretas de acordo com o livro de regras.
RECOMENDAÇÕES:
c) Os árbitros sempre que possível devem aplicar a lei da vantagem;
d) Os árbitros devem considerar algumas circunstâncias para decidirem se devem aplicar a vantagem ou interromperem o jogo dependendo da falta, local onde ocorreu, oportunidade clara de gol ou falta após a quinta;
e) Quando for caso de aplicação de cartão devem paralisar o jogo para penalizar, caso não seja uma situação clara de gol;
f) Um dos árbitros deve contar os quatro segundos levantando um dos braços na vertical e que a contagem fique pública, de acordo com a regra, exceto nos tiros livres diretos que deverá contar mentalmente para não confundir com tiro livre indireto;
g) Quando os árbitros perceberem que por questões táticas o jogador atrasa o reinicio de jogo, pode iniciar a contagem dos quatro segundos, mesmo que o jogador não esteja de posse da bola;
h) A lei de vantagem quando aplicada, o árbitro que está no lance deverá sinalizar com o uso de seus dois braços em um ângulo de 45 graus, apenas por alguns instantes, e após a paralisação do lance, mandar marcar uma falta acumulativa para a equipe infratora.
REGRA 06 – CRONOMETRISTA E ANOTADOR
O ANOTADOR terá como atribuições:
r) Entregar aos treinadores antes do início de cada período uma plaqueta para o pedido de tempo técnico e recolher no final quando não for solicitado;
s) Entregará uma ficha ao treinador ou na falta deste, a um membro da comissão técnica, quando tiver jogador expulso, onde deve constar o tempo em que o jogador substituto poderá entrar em quadra;
t) O anotador e cronometrista devem sempre ajudarem os árbitros e vice-versa, fazendo um trabalho de equipe.
RECOMENDAÇÕES:
e) Os anotadores devem portar as plaquetas de pedidos de tempo técnico e de controle do tempo de expulsões.
REGRA 07 – DURAÇÃO DA PARTIDA
2- O controle do tempo será de responsabilidade de um cronometrista cujas funções estão especificadas na regra 06. O cronometrista determinará com o uso de seu apito ou ao toque da sirene do cronômetro o final de cada período. Um dos árbitros ao ouvir o sinal finalizará o período ou a partida observando a seguinte situação:
- Em caso de ter que executar ou repetir um tiro livre dos 10 metros, tiro penal ou tiro livre direto após a sexta falta acumulada, se prorrogará a partida até que seja executada a cobrança.
3- Se a bola for chutada em direção a uma das metas e o cronometrista apitar ou a sirene do placar eletrônico tocar finalizando um dos períodos, os árbitros finalizarão o jogo quando:
a) A bola entre diretamente na meta e se anotar um gol;
b) A bola saia dos limites e da superfície de jogo;
c) A bola toque no goleiro, nos postes ou travessão e ultrapasse a linha de meta e a anote um gol;
d) Se não for cometido uma infração que obrigue a repetir um tiro livre direto, de um tiro penal ou se durante a trajetória nenhuma das equipes comete infração sancionada com tiro livre direto a partir da sexta falta acumulada ou tiro penal.
e) O período ou jogo terminará quando o goleiro executar a defesa, a bola tocar em algum jogador, exceto o goleiro defensor, tocar nas traves ou travessão e retornar a quadra ou quando a bola sair da quadra de jogo..
4- a) Os técnicos, treinadores ou membros da comissão técnica das equipes deverão solicitar o tempo técnico apresentando a plaqueta de pedido de tempo técnico ao anotador ou ao cronometrista;
d) Nos pedidos de tempo técnico, não será permitido que os jogadores reservas e membros da comissão técnica entrem na quadra. Os jogadores que estavam jogando podem sair da quadra, sentar no banco de reservas para receberem instruções de seus técnicos ou treinadores. Água ou qualquer outro rehidratante líquido deverá ser servida fora da quadra;
6- O técnico ou treinador, no momento de orientar seus jogadores, quando da partida em andamento, não poderá aproximar-se a menos de 5 (cinco) metros de distância da mesa destinada ao cronometrista e anotador nem ultrapassar o limite de sua área técnica em direção ao fundo de quadra.
RECOMENDAÇÕES:
d) Quando esgotado o tempo regulamentar de qualquer período do jogo ou período suplementar, no exato momento em que ocorrer uma infração, será concedido tempo adicional na partida para a execução de penalidade máxima e tiro livre direto sem barreira ou quando a bola estiver na trajetória da meta;
f) O Cronometrista deve alertar aos árbitros, quando faltar um minuto para o encerramento da partida e aquele que estiver na lateral ao lado da mesa de anotações, deve procurar ficar próximo desta, aonde o cronometrista irá lhe informando o tempo que ainda resta para o término da partida, para que possa encerrá-la simultaneamente junto com o toque da campainha do placar eletrônico ou o apito do cronometrista, desde que não esteja na trajetória da meta, tiro penal ou tiro direto após a sexta falta acumulada;
h) Sempre que for assinalado um gol, o anotador e o cronometrista antes de fazerem suas anotações devem confirmar com os árbitros o número do jogador que assinalou o gol.
REGRA 08 – BOLA DE SAÍDA
7- Não será válido o tento consignado diretamente de bola de saída.
RECOMENDAÇÕES:
c) Na bola de saída, para que o gol seja válido a bola deverá ser tocada ou tocar em qualquer outro jogador.
d) Se na bola de saída o jogador chutar diretamente na meta adversária e a bola entrar sem tocar em nenhum jogador, os árbitros marcarão tiro de meta.
REGRA 10 – CONTAGEM DE TENTOS
4- O término do 1º e 2º períodos de tempo normal e do tempo suplementar será determinado por um dos árbitros, no exato momento em que o cronometrista avisá-lo do término do tempo regulamentar com o toque da campainha ou do apito, exceto quando a bola estiver na trajetória do gol, que será finalizada após concluir a trajetória da bola.
RECOMENDAÇÕES:
c) Se a bola estiver indo na direção da meta ao término do 1º ou 2º períodos ou ainda no término do período suplementar e o tempo terminar, os árbitros devem esperar o final da trajetória da bola para encerrar a partida.
REGRA 12 – FALTAS E INCORREÇÕES
Para que seja considerada uma falta devemos reunir as seguintes condições:
- Ser cometida por um jogador de quadra ou reserva que não tenha cumprido corretamente o procedimento de substituição;
- Deverá ocorrer na superfície de jogo;
- Ocorrer quando a bola está em jogo.
1- As faltas e incorreções serão penalizadas com:
a) Tiro Livre Direto;
b) Tiro Livre Indireto.
TIRO LIVRE INDIRETO
3- Será concedido um tiro livre indireto em favor de uma equipe quando um jogador adversário cometer uma das seguintes infrações:
a) Estando o goleiro com a bola em jogo:
4. Após haver tocado na bola ou arremessando-a com as mãos ou movimentando a mesma com os pés volta a recebê-la de um companheiro de equipe postado em sua meia quadra de jogo, de forma intencional, sem que a bola tenha sido jogada ou tocada, por um adversário. Na quadra de ataque poderá receber normalmente a bola.
SANÇÕES DISCIPLINARES
a) Cartão Amarelo;
b) Cartão Vermelho.
Somente os jogadores titulares e reservas podem ser penalizados com cartões amarelos e vermelhos. Deve ser apresentado o cartão de forma pública somente na superfície do jogo após a partida ter iniciado. Nos demais casos os árbitros informam ao treinador de forma verbal a penalização.
Os árbitros têm autoridade para tomar medidas disciplinares desde o momento em que chegam ao local do jogo, até a entrega da súmula na entidade pela qual estejam atuando.
a) O jogador será, obrigatoriamente, penalizado com cartão amarelo se na opinião dos árbitros, cometerem uma das seguintes infrações:
14. No momento da cobrança de qualquer infração ou colocação da bola em jogo, passar por traz da meta adversária para ludibriar a arbitragem e adversários. Deverá ser penalizado por sair da quadra de jogo sem autorização da arbitragem.
- Se no momento que foi executada a cobrança o jogador já estava fora da quadra, o árbitro paralisa o jogo, aplica cartão amarelo e manda repetir o lance;
- Se no momento que foi executada a cobrança o jogador estava dentro da quadra e depois saiu, o árbitro paralisa o jogo, aplica cartão amarelo e marca um tiro livre indireto contra sua equipe.
RECOMENDAÇÕES:
4) Quando membros da comissão técnica ou jogadores reservas, entrarem na quadra tentando ou impedindo a marcação de um tento contra a sua equipe, conseguindo ou não seu intento, o árbitro deverá expulsá-los do jogo. Sua equipe deve ser penalizada com um tiro livre indireto, a ser cobrado no local onde ocorreu o toque, a tentativa ou a intervenção;
13) Imprudente, significa que o jogador mostrou falta de atenção ou consideração ao jogar contra o adversário ou ainda, jogou sem precaução. Não será necessária uma sanção disciplinar adicional se a falta for considerada imprudente;
14) Temerária, significa que o jogador realiza uma ação sem levar em conta o risco e conseqüências para seu adversário. O jogador que atua de maneira temerária deverá ser penalizado com cartão;
15) Com uso de força excessiva, significa que o jogador se excede na força aplicada, correndo o risco de lesionar o seu adversário. O jogador que usa força excessiva deverá ser expulso;
16) Para se considerar mão, tem que haver um movimento da mão ou braço em direção a bola, considerar também a distância percorrida pela bola e chegando de forma inesperada;
17) Quando for o caso de abrir contagem dos quatro segundos, sempre deve ser feito pelo árbitro mais próximo da jogada;
18) O jogador pode se colocar entre a bola e o adversário, sem usar as mãos e que a bola esteja em movimento;
19) Quando o jogador está em condições de pegar a bola para reiniciar o jogo e este não o faz, o árbitro inicia a contagem dos quatro segundos;
20) Se o jogador levantar a bola intencionalmente para devolver de cabeça, peito, joelho, etc…e o goleiro pegar ou tocar com as mãos, será cobrado tiro indireto do jogador que devolveu e no local onde ele se encontrava;
21) Os jogadores podem comemorar o gol sem excessos em suas coreografias e desde que não retardem o reinicio da partida;
22) O capitão das equipes não possui nenhum privilégio na regra em relação aos demais jogadores, devendo cumprir rigorosamente como os demais.
23) Com a bola em jogo, o goleiro poderá receber em devolução de um seu companheiro, sem que a mesma tenha ultrapassado o meio da quadra, desde que tenha antes tocado em adversário ou que seja considerada uma devolução involuntária;
24) Com a bola em jogo o goleiro poderá receber em devolução de um seu companheiro, sem que a mesma tenha tocado em adversário, somente na quadra de ataque.
25) Os árbitros devem considerar as circunstâncias para decidirem se devem expulsar o jogador por impedir um gol ou oportunidade clara de gol considerando, a distância entre a infração e a meta, a possibilidade do jogador manter a posse de bola, a direção da jogada, o local e o número de jogadores defensores, se a infração impede uma oportunidade clara de gol através de uma falta de tiro livre direto ou indireto.
Se for cometida por um jogador do banco de reservas deverá sempre ser expulso;
26) Se um jogador impede a marcação de um gol por meio de uma mão voluntária, após o reinício do jogo, no qual não se pode marcar um gol diretamente, este jogador não deve ser expulso e sim advertido com cartão amarelo por conduta antidesportiva e a equipe penalizada com um tiro livre direto ou tiro penal.
REGRA 13 – TIROS LIVRES
5- Um tiro livre direto sem direito a formação de barreira deve ser cobrado para frente, com intenção de chutar em direção a meta, não podendo a bola em sua trajetória ser tocada por outro jogador da sua equipe.
9- Se o jogador da equipe adversária não respeitar a distância de 5 (cinco) metros da bola, antes do tiro livre ser executado e a bola movimentada, o árbitro mandará repetir a cobrança do tiro livre e aplicará cartão amarelo ao infrator, observando sempre a lei da vantagem.
14- Quando for tiro livre direto, os árbitros devem levantar o braço na horizontal, sinalizando a direção em que deve ser cobrado, com a mão do outro braço sinalizando em direção a quadra, de maneira que fique bem claro para todos, que se trata de uma falta acumulada.
RECOMENDAÇÕES:
g) Se um tiro livre for cobrado pelo goleiro e após a bola entrar em jogo, e o mesmo volta a tocar na bola com a mão, antes que outro jogador o toque, os árbitros deverão:
- Se for fora da área de meta marcar um tiro livre direto e uma falta acumulativa;
- Se for dentro da área de meta marcar um tiro livre indireto;
* e se for dentro da área será tiro livre indireto;
h) Se um jogador cobrar um tiro livre a partir da sexta falta, sem a intenção de chutar para a meta e um jogador de sua equipe tocar na bola, o árbitro paralisará o jogo e cobrará um tiro livre indireto contra sua equipe.
REGRA 14 – PENALIDADE MÁXIMA
RECOMENDAÇÕES:
f) Na corrida para a cobrança o jogador pode fazer fintas mas não pode parar, pois será considerado como atitude antidesportiva devendo ser penalizado com cartão amarelo e manda repetir a cobrança;
g) Se o árbitro mandar repetir a cobrança, pode ser trocado o executor da cobrança;
h) O jogador que executa a cobrança, pode passar para um companheiro, desde que essa cobrança seja para frente.
REGRA 15 – TIRO LATERAL
4- A bola estará em jogo assim que o tiro lateral for concretizado de acordo com esta regra, e a bola depois de movimentada entrar na quadra de jogo.
9- Na execução do tiro lateral a bola deverá estar apoiada no solo, ser colocada na direção onde saiu, estar imóvel ou podendo mover-se levemente, colocada sobre a linha lateral ou no máximo 25 (vinte e cinco) centímetros para fora da linha.
11- A equipe que for executar o tiro lateral deverá fazê-lo nos 4 segundos posteriores em que a bola esteja à disposição.
13- Se o goleiro cobrar o tiro lateral em sua meia quadra de jogo, ele não poderá receber a bola, em sua meia quadra vinda de um seu companheiro enquanto a bola não tocar em jogador adversário. Se for um companheiro que executou a cobrança, o goleiro poderá receber uma vez em sua meia quadra.
14- Se o goleiro receber a bola em sua meia quadra de jogo vinda de um companheiro e o mesmo for de posse de bola para o ataque, não poderá retornar com ela para sua metade, sem antes tocar em um jogador adversário. Se isso ocorrer será marcado um tiro livre indireto contra o goleiro.
15- Se o goleiro receber a bola na quadra de ataque poderá retornar para sua quadra respeitando os quatro segundos.
RECOMENDAÇÕES:
c) A bola estará em jogo quando for movimentada e entrar ou tocar na linha lateral;
e) Quando a bola sair pela linha lateral, imediatamente o árbitro deverá indicar para que lado deve ser cobrado apontando com o braço num ângulo de 45º (quarenta e cinco graus) acima de sua cabeça;
REGRA 16 – ARREMESSO DE META
7- Após o goleiro executar o arremesso de meta e a bola ter entrado em jogo, não poderá recebê-la de um companheiro de equipe, em qualquer parte da quadra, sem que a bola tenha antes sido jogada ou tocada por um adversário.
9- Se o goleiro executar a cobrança de maneira incorreta, os árbitros devem mandar repetir a cobrança e reinicia a contagem dos quatro segundos a partir dos segundos que já tinham passado após a primeira autorização, até que seja cobrado corretamente ou ultrapasse os quatro segundos.
PUNIÇÃO
c) Se o goleiro, após ter posto a bola em jogo a recebe de volta de um seu companheiro, toca ou controla a bola com as mãos, ou com os pés, sem esta haver tocado em jogador adversário, sua equipe será punida com um tiro livre indireto a favor da equipe adversária, com a bola colocada no local onde ocorreu a infração, salvo se ocorrido dentro de sua área penal, quando a bola será colocada sobre a linha da área e no ponto mais próximo de onde ocorreu a infração;
RECOMENDAÇÕES:
a) Se após o arremesso de meta, a bola for devolvida ao goleiro, em qualquer parte da quadra, sem que seja antes tocada por jogador adversário, os árbitros deverão penalizar com um tiro indireto;
b) O goleiro pode arremessar a bola com os jogadores adversários dentro da área penal, desde que estes não prejudiquem o arremesso.
REGRA 17 – TIRO DE CANTO
9- Se um jogador demorar mais de 4 (quatro) segundos para executar o tiro de canto, o árbitro determinará a perda de posse de bola e a partida reiniciada com a cobrança de um arremesso de meta a favor da equipe adversária.
ANEXOS
ANEXO II – DECISÃO POR PENALIDADES MÁXIMAS
c) As equipes devem ser equilibradas com o mesmo número de jogadores antes do início das cobranças.
Se uma equipe possui mais jogadores que a outra, o capitão da equipe deve indicar o número de cada jogador que deve ser excluído. Podem executar as cobranças todos os jogadores relacionados em súmula, como também qualquer jogador relacionado para as cobranças, pode ser designado como goleiro, desde que seu uniforme seja adequado.
d) Se uma equipe tiver que reduzir o número de jogadores para equiparar-se ao número de jogadores da equipe adversária, esta equipe poderá excluir os goleiros como cobradores ficando somente para atuarem como goleiros;
e) O goleiro reserva poderá substituir ao goleiro titular a qualquer momento;
o) Durante as cobranças o árbitro principal deverá ficar no fundo de quadra, o árbitro auxiliar próximo a bola, o goleiro companheiro do executor do lado oposto aos bancos de reservas, as comissões técnicas junto aos seus bancos de reservas;
Informações – CBFS
››

Leia mais!

Ceará explode o PV com GOLLLLL no Finalzinho

Ceará 01 X 0 Fortaleza

O Ceará venceu da mesma forma que o Fortaleza fez no primeiro Clássico-Rei do Campeonato Cearense. Com gol aos 46 minutos, marcado por Erivélton, o Vovô garantiu vitória por 1 a 0, e está a apenas dois pontos do rival tricolor, ainda líder do Estadual.

O gol da vitória saiu após cobrança de escanteio. No primeiro momento, Romário se antecipou e cabeceou certeiro no travessão. Na volta, Erivélton, que havia entrado no segundo tempo, no lugar de Daniel Marques, mergulhou para garantir o triunfo sobre o Tricolor.

Com isso, Ceará e Fortaleza vão a campo, no meio de semana, brigando pela lidenraça do Estadual. Caso o Vovô vença o Guarani de Juazeiro, em casa, e o Leão do Pici seja derrotado pelo Guarany de Sobral ou até mesmo empate, a liderança muda de dono.
››

Leia mais!

Árbitro Avelar Rodrigo tira nota 10 no Clássico confirma observador da CBF




Avelar Rodrigo foi nota 10 

Foi assim que o observador de arbitragem da CBF que trabalhou avaliando o quarteto na tarde deste Domingo (25/03) no Estádio Presidente Vargas.

Avelar soube investir bem em uma arbitragem discreta, o mesmo veio a tolerar algumas críticas por parte de alguns jogadores, e passo-a-passo foi mostrando sua marca com firmeza e rigidez.

O mesmo aplicou os cartões de maneira coerentem, tanto que, veio a dar o troco no sempre "cri-cri" Geraldo do Fortaleza, que começou o jogo, como se fosse o árbitro do jogo, reclamando rispidamente com o árbitro, este (Geraldo) que após ficar pendurado com o cartão amarelo, ficou quietinho todo o final da partida.

Parabéns a todo o quarteto.
››

Leia mais!

Tiradentes vence e se mantém no G-4

Tiradentes 02 X 01 Horizonte

No Campeonato Cearense a disputa por uma vaga no quadrangular final está super acirrada, a equipe do Tiradentes arrancou um excelente resultado na tarde de hoje (25/03) em seu adversário direto, o Horizonte na casa do mesmo.

A partida foi muito movimentada e contou com o Gooooool salvador do veterano Júnior cearense.
››

Leia mais!

Horizonte quebra invencibilidade do Fortaleza. A Força do Futebol do interior

Horizonte 01 X 0 Fortaleza

O Campeonato Cearense tem como força do futebol interior, a competente equipe do Horizonte Futebol Clube.

A equipe venceu o Fortaleza por 1 a 0, no Estádio Domingão em partida realizada na tarde deste domingo (18/03). O único gol do jogo foi marcado pelo atacante Vanger aos 35 minutos do primeiro tempo. Com a derrota, o Fortaleza ainda permanece na 1º colocação com 41 pontos.

Já o Horizonte fica na 2º posição com 33 pontos. Na próxima rodada o Leão do Pici terá pela frente o Ceará, no domingo, às 16horas, no Estádio Presidente Vargas. Já o Galo do Tabuleiro também encara o Ceará só que no meio da semana, quinta-feira, às 20h30min, no PV.

A partida começou com o Horizonte um pouco melhor do que o Fortaleza. Logo aos três minutos, Jhonny recebeu lançamento de Elanardo e bateu forte por cima do gol de Fábio Lima. O Leão dava espaços e o Galo se aproveitava. Aos doze minutos, mais uma vez Jhonny do Horizonte perdeu boa oportunidade de abrir o marcador. O jogador dominou e chutou para fora. 

O Tricolor não conseguia armar as jogadas e arriscava só com chutes para o gol sem sucesso. Aos 15, Geraldo tocou para Cléo que lançou para Rafinha que chutou longe do gol de Jéfferson. O Galo era melhor e aos 20 André Cassaco desceu e na hora de cruzar, Cléber Carioca faz o corte.

Aos 32 mais um ataque bom do Galo. André Cassaco tentou passar pelo zagueiro do Fortaleza e caiu na área. O árbitro mandou seguir o lance. O treinador do Galo Roberto Carlos ficou na bronca, pois o jogador poderia aproveitar o lance mas preferiu cair na área. Instantes depois desse lance o gol do Galo do Tabuleiro. João Paulo cruzou na medida e Vanger fez o primeiro no Estádio Domingão. Horizonte 1 x 0 Fortaleza. O único bom momento do Fortaleza aconteceu aos 40 minutos. Atacante Cléo foi levando e chutou de longe. A bola passou pertinho do gol de Jéfferson.

Horizonte segura o Leão no segundo tempo

O Galo entrou bem na etapa final. Logo aos dois minutos, atacante André Cassaco teve bom momento. O jogador recebeu lançamento, dominou só que na hora de finalizar mandou a bola por cima do gol de Fábio Lima. Três minutos depois, o bom atacante Vanger dominou a bola e chutou cruzando. A bola passou pertinho da trave direita de Fábio Lima.

O Fortaleza só foi fazer sua primeira boa jogada aos 14 minutos. Atacante Jaílson foi levando e achou espaço para chutar de longe. Jéfferson bem colocado fez a defesa. Depois dos 20 minutos a partida deu uma caída de produção. O Galo pisou no freio e o Leão esboçou uma tímida reação. Aos 28 minutos o volante Lucas arriscou uma chutaço de fora da área e a bola passou pertinho do ângulo do goleiro Jéfferson. Quase o Tricolor empatava a partida.

O Galo começou a dar espaços para o Fortaleza e este ia gostando do jogo. O melhor momento do time de Nedo Xavier na disputa aconteceu aos 39 minutos. Cléo recebeu cruzamento pela direita dominou e bateu forte e Jéfferson bem colocado fez defesa milagrosa. A torcida presente ao estádio bateu palmas para o arqueiro horizontino.

Aí o Galo começou a administrar o placar. O Fortaleza mais uma vez quase empatava. Aos 42 minutos, Marquinhos cruza pela direita e Jaílson sobe mais do que a zaga e cabeceia forte. A bola passou do lado do gol do Horizonte. Mesmo com cinco minutos de acréscimos o Leão não conseguiu empatar e acumulou a sua primeira derrota no certame.

››

Leia mais!

Ceará vence Guarani(s) na volta de PC Gusmão

Ceará 03 X 01 Guarani(s)

O Campeonato Cearense teve hoje à tarde um dos clássicos do nosso futebol. No estádio Presidente Vargas (PV) foi pintado de preto e branco e a torcida do Ceará fez a festa com a vitória do Vovô diante do Guarany de Sobral. O time de Porangabuçu fez um bom jogo e venceu por 3 x 1, em jogo que ficou marcado pela estreia do técnico PC Gusmão.

A etapa inicial começou com um Ceará empolgado, criando inúmeras oportunidades de gol. Logo no primeiro minuto, Willian Thiego recebeu cruzamento e cabeceou, mas a bola saiu pela linha de fundo. Três minutos depois, Eusébio recebeu na entrada da área e chutou forte, mas a bola passou rente à trave esquerda do goleiro adversário.

Aos 14 minutos, Rogerinho deu um drible “elástico” no adversário, avançou e foi derrubado. Na cobrança da falta, Juca cruzou na cabeça de Mota, que mandou para o fundo das redes e abriu o placar no PV.

Com 1 x 0 no placar, o Vozão encontrou tranquilidade para atacar. Apodi, Felipe Azevedo e Mota ainda tiveram boas chances de marcar, mas o goleiro adversário fez boas defesas. Aos 33 minutos, o garoto Everton, que renovou seu contrato com o Ceará (até o fim de 2015) nesta semana, fez fila na zaga do Guarany de Sobral e chutou colocado, ampliando em 2 x 0.

Três minutos depois, Mota puxou contra-ataque e foi derrubado. Na cobrança da falta Rogerinho finalizou no ângulo de Marcelo Silva e fez 3 x 0, levantando a torcida no estádio Presidente Vargas (PV).

O último lance de perigo do Vovô aconteceu aos 41 minutos, quando Rogerinho cobrou falta da entrada da área e Marcelo Silva espalmou. No rebote, Mota chutou forte, mas a zaga mandou afastou. O Guarany de Sobral ainda teve a chance de diminuir, em cobrança de falta de Gaúcho, mas o jogador adversário pegou mal na bola e desperdiçou.

O segundo tempo começou mais disputado. O Vozão passou a administrar o resultado, mas aos cinco minutos André acertou o chute de fora da área e diminuiu para o Guarany de Sobral. Na sequência, o técnico PC Gusmão colocou em campo Felipe Sodinha, Romário e Misael, nas vagas de Rogerinho, Felipe Azevedo e Eusébio, respectivamente.

Com novo gás no ataque, o Vozão pressionou bastante e o goleiro Marcelo Silva foi obrigado a fazer grandes defesas. Aos 43 minutos, Márcio Careca ainda teve boa chance, mas a finalização do camisa 6 passou por cima do travessão, levando muito perigo. Esta foi a última chance do jogo, que ficou no 3 x 1.

Com a vitória, o Ceará chegou aos 33 pontos na tabela do Campeonato Cearense 2012. Agora, o Vozão se prepara para o jogo contra o Horizonte, na próxima quinta-feira, às 20h30min, no estádio Presidente Vargas (PV).
››

Leia mais!

Fortaleza vê Horizonte Negro, time perde por 01 a 0

Horizonte 01 X 0 Fortaleza

O Campeonato Cearense neste domingo (18/03) teve o duelo das duas melhores equipes da competição.

Horizonte e Fortaleza mediram forças pelo Campeonato Cearense 2012. Enquanto o Leão do Pici tentava defender a marca histórica de 15 jogos de invencibilidade, os donos da casa tentavam amenizar a distância para o líder do campeonato, o próprio Tricolor Cearense. 

Com um jogo totalmente a favor do Horizonte na primeira etapa, o Leão do Pici não conseguiu segurar o time da casa e perdeu a invencibilidade na competição.

A partida iniciou com uma marcação muito forte das duas equipes, o que impossibilitou que houvessem muitas jogadas de ataque no início do jogo. Apenas aos 13 minutos, o Galo do Tabuleiro conseguiu uma boa jogada ofensiva, quando Jhonny perdeu um gol feito e desperdiçou a chance de abrir o marcador.

Com o Horizonte levemente superior na partida, o Fortaleza encontrou dificuldade para adentrar á área adversária e não protagonizou muitos lances de ataque. O jogo permaneceu truncado e com poucas chances claras de gol.

Aos 35, finalmente o Horizonte conseguiu o tão buscado gol. João Paulo cruzou na medida para Vanger, que mandou a bola com força no fundo das redes abrindo o marcador no Estádio Domingão.

O final da partida foi o retrato da primeira etapa. O Horizonte permaneceu melhor em campo, mas sofrendo com a forte marcação do Leão, que também não conseguia alcançar a área do Galo do Tabuleiro.

A segunda etapa da partida começou muito mais movimentada. Logo aos 5 minutos, Vanger bateu cruzado  e quase consegue marcar o segundo da equipe da casa.

Com as duas equipes mais soltas e com mais facilidade de chegar ao ataque, o jogo deixou de ter a marcação como característica principal. Aos 14 minutos, foi a vez do Leão do Pici aparecer na partida. Jaílson limpou e mandou um chute envenenado em direção do gol do Horizonte, mas Jéfferson estava atento e fez uma bela defesa.

A partida continuou chamando atenção pelas duas equipes chegando bastante ao ataque, mas sem uma finalização eficaz. Aos 39 minutos, Cléo dominou e mandou um chutaçi em direção ao goleiro Jefferson, que fez uma defesa milagrosa.

No final da partida, o Horizonte conseguiu administrar a partida e o placar. Com o resultado, o Fortaleza se mantém na liderança da competição, mas perdeu a invencibilidade no Campeonato Cearense e a não deu sequência à marca histórica que já havia alcançado, de 15 jogos sem derrota.

Ficha técnica

Horizonte:
Jefferson; João Paulo, Jó, Albano e Jhonny; Válter, Hércules (Moisés), Elanardo (Da Silva) e Matheus; André Cassaco e Vanger.
Técnico: Roberto Carlos

Fortaleza: Fábio Lima; Rafinha, Ciro Sena, Cléber Carioca e Guto; Leandro (Marquinhos), Lucas, Esley e Geraldo; Cléo e Rômulo (Jailson).
Técnico: Nedo Xavier

Local: Domingão, em Horizonte (CE)
Data: 18/03/2012
Horário: 16h00
Árbitro: Wladyerisson Oliveira (CE)
Auxiliares: Thiago Brígido (CE) e Samuel Oliveira (CE)
Cartões amarelos: Jhonny (Horizonte); Cléber Carioca (Fortaleza)
››

Leia mais!

O Ferroviário cairá para a 2ª Divisão?? Participe da nossa enquete

O Ferroviário cairá para a 2ª Divisão?

Participe de nossa enquete na página inicial...
››

Leia mais!

Ferrão conquista empate histórico!

Ferroviário 03 X 03 Tiradentes

O Campeonato Cearense teve mais uma página marcante escrita na tarde deste sábado (17/03), no estádio Presidente Vargas, em partida válida pela 16ª rodada do Campeonato Cearense, onde o Ferroviário conquistou um empate histórico diante do Tiradentes em 3 a 3.

Bruno Paulista, Márcio Tarrafas e Élton marcaram os gols do Ferrão, enquanto que  Reginaldo Júnior (2) e Ivan assinalaram para o Tigre da Polícia Militar.

O resultado manteve o Tiradentes na 4ª colocação do certame, com 25 pontos ganhos. O Ferroviário permanece em 9º lugar com 13 pontos conquistados.

O Jogo
A partida começou eletrizante. Logo aos 6 minutos do 1º tempo, Bruno Paulista aproveitou o bate-rebate na área do Tiradentes e abriu o placar no PV. Ferroviário 1 x 0 Tiradentes.

A resposta do Tigre da PM veio 2 minutos depois. Reginaldo Júnior recebeu cruzamento de Ribinha, cabeceou no canto direito de Handerson e deixou o placar em igualdade.

Aos 20 minutos, o mesmo Reginaldo Júnior ganhou na velocidade do zagueiro Guilherme e tocou na saída do goleiro coral para virar o marcador do jogo.

2º Tempo
Na volta para a segunda etapa, o técnico Flávio Mendes colocou Márcio Tarrafas na equipe para dar mais ofensividade ao Peixe. No entanto, era o Tiradentes que se mostrava melhor ofensivamente em campo.

Aos 11 minutos, Ribinha recebeu passe dentro da grande área e rolou para Ivan, que sem marcação empurrou a bola para o fundo das redes corais e macou o 3º gol do Tigre.

Aos 29', Márcio Tarrafas justificou a opção do treinador e marcando um golaço diminuiu o placar. Ferrociário 2 x 3 Tiradentes.

O gol de Tarrafas motivou a equipe coral. Aos 32, Élton imitou a jogada de Márcio Tarrafas, arriscou de fora da área deixou tudo igual no estádio Presidente Vargas.

O Tiradentes ainda colocou uma bola na trave aos 39 minutos mas o placar permaneceu inalterado até o apito final do árbitro Paulo Marcelo.

Próximos confrontos
Na próxima rodada, quarta-feira (21), o Ferrão vai a Juazeiro do Norte onde enfrenta a equipe do Crato, às 20h20min, no estádio Mirandão. No dia seguinte, quinta-feira (22), às 20h20min, é a vez do Tigre visitar a terra do Padre Cícero para duelar contra o Guarani (J), no Romeirão.

Jogos deste domingo 18/03/2012:

Crato x Trairiense
Crateús x Itapipoca
Guarani (J) x Itapipoca
Horizonte x Fortaleza
Ceará x Guarany (S)

Fonte: Campeonato Cearense 
››

Leia mais!

Tiradentes vence Icasa e volta ao G4 no Campeonato Cearense

Tigre da PM é candidato a vaga nas Semi-finais

O Tiradentes conseguiu se recuperar da derrota sofrida para o Ferroviário no meio de semana e venceu o Icasa neste sábado, por 3 a 0, em jogo válido pela 14ª rodada do Campeonato Cearense. O resultado fez o Tigre voltar temporariamente ao G4.

O destaque do jogo foi o atacante Reginaldo Júnior. O ex-jogador do Fortaleza marcou os dois primeiros gols do Tigre da PM. Manoelzinho fez o terceiro.

O Icasa começou melhor a partida e esteve perto de abrir o marcador. O atacante Bismarck era quem levava mais perigo ao gol do Tigre. Mas a pressão não se concretizou em gols e Reginaldo Júnior abriu o placar, aos 34 minutos.

Quatro minutos depois, aos 38, o mesmo Reginaldo fez o segundo. O gol fez o Icasa desabar e praticamente desistir do jogo. Após os dois gols, o domínio foi totalmente do Tiradentes, que ficou perto de uma grande goleada. 

O resultado deixa o Tiradentes com 24 pontos, na zona de classificação para as semifinais. O Icasa continua com 17, longe da zona de rebaixamento. Na próxima fase, o Tigre encara o Ferroviário, no PV. Já o Verdão do Cariri tem o clássico contra o Crato.
››

Leia mais!

Ferroviário não tem dinheiro nem para comprar comida

  Ferroviário pede socorro: clube vive seu pior momento na história

Ferroviário Atlético Clube está entregue as baratas. É assim como o descreve Luís Carlos Sampaio, 59, torcedor há mais de 30 anos do Ferrão e atual contador e conselheiro do clube . Neste feriado de Carnaval estava programado na Barra do Ceará uma sequência de trabalhos visando o próximo adversário, no caso, o Fortaleza, em partida que acontece domingo (26), às 16horas (Horário de Brasília), no estádio Presidente Vargas.

Falta de verba prejudica jogadores
Porém, os treinos foram cancelados pela falta de dinheiro. Desde sábado, os jogadores vivem um dilema que mancha a gloriosa história do Tubarão da Barra. Falta dinheiro. Para poder se alimentar, fazer as suas refeições como café da manhã, almoço e jantar, os próprios jogadores tiram do próprio bolso, verba para comprar alimentos para não passar fome nas instalações do estádio Elzir Cabral.

- É uma vergonha. É inadmissível, um clube da grandeza do Ferroviário, profissionais da bola terem que tirar do próprio bolso, dinheiro para comprar alimentos como pão, leite, ovo e outras coisas. Para se ter uma ideia, no último sábado, os atletas fizeram uma cotinha para poderem tomar um café da manhã decente – relata indignado Luís Carlos Sampaio que também faz duras críticas ao atual presidente coral Vanderley Pedrosa.

- Desde sexta-feira que Vanderley Pedrosa não aparece aqui. Ele viajou para o interior e não deixou nenhum aposte financeiro para os jogadores treinarem dignamente. Muitos funcionários estão há cinco meses sem receber salários. Nós já tentamos ligar para ele e os celulares estão todos desligados - disse.

Para evitar que os atletas abandonem o clube em pleno Estadual, o ex-presidente do Ferroviário, Ribamar Soares, não se esquivou em ajudar o Tubarão e emprestou R$ 500,00 para o clube para amenizar a situação até o final do feriado momino.

- Se não fosse o Ribamar Soares acredito que alguns jogadores tinham ido embora do clube. Agora vamos esperar e aguardar o retorno do presidente - falou o dirigente. A reportagem do site Campeonatocearense.com tentou entrar em contato com o atual presidente Vanderley Pedrosa, mas o seu  celular encontrava-se desligado.

Eridon e Rafinha não querem ficar no Tubarão
Nas vésperas do Clássico das Cores, dois jogadores já mostraram interesse em deixar o clube, segundo informações do contador e conselheiro do Tubarão da Barra, Luís Carlos Sampaio. De acordo com o dirigente, Eridon pediu rescisão de contrato várias vezes e Rafinha está querendo ir para o Uniclinic. Luís Carlos Sampaio confidência também que outros jogadores já manisfestaram desejo de deixar o Glorioso Tubarão da Barra.

- Não sei como vai ser daqui para frente. Estamos perto de jogar um clássico contra o Fortaleza e nos encontramos nesta situação. É lamentável - disse.

O torcedor do Ferroviário, pode-se orgulhar de um feito. Desde que subiu para a elite do futebol cearense, o Tubarão da Barra foi o único clube que participou de todas as edições do certame. Desde que estreou na 1ª divisão, em 1938, jamais foi rebaixado e deixou de disputar o Estadual.


O Fortaleza, por brigas internas abandonou as disputas em 1929, dando de graça o título para o Maguary, na época. O Leão do Pici só retornaria no ano de 1933. Já o Ceará, em toda a sua história deixou de participar de apenas um campeonato, o de 1945, por descordar de uma decisão na época da Federação Cearense de Desportos (FCD). O Vovô só voltaria no ano de 1946.


Situação delicada e presenciada em poucos anos
No momento, o Tubarão encontra-se na zona de rebaixamento, em 11º lugar, com apenas cinco pontos ganhos em 9 jogos. Situação pode-se ser comparada a do ano de 1959, quando o Ferroviário só somou três pontos em sete jogos terminando na lanterna do 1º turno. Todavia, o Tubarão se recuperou e venceu o 2º turno terminado a competição entre os melhores e disputando o título. Outro início ruim do Ferrão aconteceu em 1984. 

O Tubarão no 1º turno atuou nove partidas e acumulou só dois triunfos, três empates e quatro derrotas. A história se repetiu no 2º turno com o Time da Estrada de Ferro só vencendo três jogos ficando fora das finais.

Rebaixamento logo ali!

E já faz um tempo que o Ferroviário briga para não cair. No ano passado o Tubarão ficou em 10º lugar na classificação geral e só não caiu para segundona, pois tinha um saldo melhor do que o Quixadá. Bateu na trave também em 2004, onde entre dez times ficou em 8º com 19 pontos e novamente venceu no saldo de gols do Boa Viagem. Em 2010 terminou em 5º lugar, posto este repetidos nos anos de 2002, 2007 e 2008. Foi vice-campeão em 2003 e 3º lugar em 2009.

Com uma vida quase toda no Ferroviário, o dirigente Luís Carlos Sampaio, não pensa duas vezes em fallar que o Ferroviário vive o seu pior momento na sua história.

- Sou torcedor do Ferroviário desde 1960. Vivo de perto os bastidores do clube há mais de 40 anos e asseguro com toda a experiência de vida que tenho. Estão acabando com o Tubarão da Barra. Sinto em dizer isso. O Ferrão pede socorro e espero que os torcedores se unem para salvar o clube - finaliza o dirigente coral.

››

Leia mais!

Fortaleza: O líder dos líderes!

Fortaleza mantém superioridade total

O Fortaleza venceu o Trairiense, na tarde deste domingo, por 1 a 0, no Estádio Presidente Vargas. O único gol da partida foi marcado pelo zagueiro Ciro Sena, ainda na primeira etapa.

Com o resultado, o Tricolor de Aço disparou na liderança do Campeonato Cearense, beneficiado com a derrota do Ceará para o Icasa. A vitória fez ainda com que o time tenha vencido todos os 11 adversários na competição em 2012.


O time do técnico Nedo Xavier chegou aos 35 pontos, oito à frente de Horizonte e Ceará, respectivamente segundo e terceiro colocados. Já a Lagosta Mecânica segue com oito pontos, na 10ª colocação, abrindo a zona de rebaixamento.


O jogo
Na primeira etapa, o Fortaleza teve praticamente todas as principais chances de gol. Mesmo sem pressionar muito o Trairiense, o Leão aos poucos foi dominando.


Aos 17 minutos, o gol. Marquinho cobrou escanteio da esquerda e o zagueiro Ciro Sena subiu mais do que a zaga. O goleiro Aloísio ainda tocou na bola, após o forte cabeceio, mas ela entrou devagarinho no gol.


O Fortaleza detinha mais a posse de bola, mas não criava tantas chances de ampliar. Na melhor delas, aos 44 minutos, o volante Jefferson chutou cruzado e Jaílson por muito pouco não marcou seu primeiro gol com a camisa leonina.


Na segunda etapa, o Trairiense começou tentando pressionar o Leão. No entanto, aos poucos, o mandante começou a tomar novamente as rédeas da partida.


O goleiro Aloísio passou a ser o principal adversário leonino, com boas defesas nos ataques do Fortaleza. O meia Esley estreou com a camisa tricolor.


Nos minutos finais, o Fortaleza tocou a bola, administrou o placar a garantiu a vitória.


Copa do Brasil
O Leão volta a campo na próxima quarta-feira, quando estreia na Copa do Brasil, diante do Comercial, em Teresina, no Piauí.
››

Leia mais!

Queda de produção: Ceará desaba diante do Icasa

Lula Pereira: "Deixamos muito a desejar diante do Icasa!"

Jogando longe de seus domínios, no estádio Romeirão, o Ceará perdeu para o Icasa pelo placar de 2 a 0 e desperdiçou a oportunidade de reassumir a vice-liderança do Campeonato Cearense. Os gols do time da casa foram marcados por Obina, ainda na primeira etapa, e Diogo França, no segundo tempo.

Com o resultado, o Ceará estaciona nos 27 pontos e fica na terceira colocação do campeonato. Já o Icasa segue se recuperando no estadual: chega agora a três vitórias consecutivas e sobe aos 16 pontos, assumindo a sétima posição do Cearense.

Na próxima quarta-feira, o Icasa disputa partida adiada da primeira rodada do campeonato contra o lanterna Itapipoca, fora de casa. O Ceará volta a campo pelo estadual somente no próximo dia 11, contra o Ferroviário. Mas antes, na quarta-feira, tem compromisso contra o Gama, fora de casa, válido pela primeira fase da Copa do Brasil.

Confira os outros resultados deste domingo no Campeonato Cearense:


Tiradentes 0 x 0 Crato
Itapipoca 0 x 2 Guarani

››

Leia mais!

G4 do Campeonato cearense esquenta


 Site campeonatocearense.com lidera número de acessos 
Em partida única da oitava rodada do Campeonato Cearense, o Crato venceu o Itapipoca por 3 a 0, na tarde deste sábado (11), no estádio Mirandão, e entrou no G4 do Estadual.

Logo aos 2 minutos de jogo, Piva aproveitou rebote e abriu o placar para o Crato. Aos 22 minutos da primeira etapa, Marquinhos Portugal recebeu cruzamento e marcou de cabeça, ampliando para o time da casa. No segundo tempo, aos dois minutos, após cruzamento rasteiro, Somália bateu e marcou o terceiro do gol do time do Cariri.

Com a vitória, o Crato chegou aos 13 pontos ganhos e subiu para o quarto lugar. Crateús e Tiradentes, com 10 pontos, jogam neste domingo e em caso de vitória podem passar o Crato. Já o Itapipoca continua amargando a zona de rebaixamento, em penúltimo lugar, com cinco pontos.

Na próxima rodada, o time do Cariri enfrenta o Ferroviário no estádio Presidente Vargas (PV), na próxima quinta-feira (16), enquanto o Itapipoca joga contra o Ceará, na quarta-feira (15), também no PV.
››

Leia mais!

Horizonte estréia na Copa do Brasil 2012

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, na manhã desta terça-feira, os jogos da primeira fase da Copa do Brasil 2012. A competição, que terá 64 clubes, começará no dia 7 de março e irá até 25 de julho. Com a definição dos confrontos, os times cearenses conheceram seus adversários na competição nacional.


O Ceará, atual campeão estadual, irá estrear diante do Gama, em Brasília. Já o Horizonte, bicampeão da Copa Unimed Fortaleza, irá duelar com América-RN, dentro de casa. O Fortaleza, que conquistou a vaga pelo ranking, larga na competição contra o Comercial-PI, longe de casa.


Caso avancem, Vovô e Galo podem se enfrentar nas oitavas de final. Para isso, o Alvinegro teria que superar Gama e o vencedor de Paraná x Luverdense, enquanto o Horizonte teria que bater o o Mecão e o Palmeiras ou Coruripe. Já o Tricolor, que já inicia o torneio com um confronto nordestino, a exemplo do Horizonte, pode ter outro duelo regional: se avançar, o Leão irá enfrentar o vencedor de Náutico x Santa Cruz-RN.


A primeira fase da competição será nos dias 7, 14 e 21 de março. A tabela completa da Copa do Brasil será divulgada até sexta-feira, de acordo com a CBF.
››

Leia mais!

Tiradentes empata e se mantém no G-4

Tiradentes é forte candidato a uma vaga na Semi

Na briga pela quarta posição, que dá direito a ficar no G-4 do Campeonato Cearense, Tiradentes e e Itapipoca não saíram de um empate sem gols, no Estádio Domingão, em Horizonte.

O resultado deixa a classificação da duas equipes inalterada na tabela de classificação. O Tigre da PM permanece na quarta colocação, enquanto o Azulão da Princesa fica em quinto lugar.

Na próxima quarta-feira, o Tiradentes joga com o Ferroviário, no Estádio Presidente Vargas, em partida atrasada da 10ª rodada do Estadual. Já o Crato só volta a campo no próximo domingo, contra o Crateús, fora de casa.
››

Leia mais!

Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More